quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Separações fisicas de misturas de substâncias

Separações de misturas de substâncias

Separação de misturas heterogéneas

Peneiração
Técnica de separação utilizada para separar partículas com tamanhos diferentes. Recorre-se à utilização de peneiros. A rede retém as maiores partículas e deixa passar as menores.
Exemplo: Peneiração da farinha e separação de pedras da areia do rio.





Separação magnética 
Processo utilizado quando um componente da mistura possui propriedades magnéticas.O ferro é atraído pelo íman separando-se dos outros componentes da mistura.







 

Sublimação
Técnica que se utiliza para separar uma substância sólida que sublime facilmente. Depois do iodo sublimar (gasoso-sólido), quando chega à superfície fria, sublima de novo (sólido- gasoso) e ficamos com este retido.




Decantação 
Separação de partículas sólidas de um líquido. Com o auxílio da vareta, transfere-se o líquido para outro recipiente. É claro que acabam sempre por ficar partículas com menos densidade no líquido que depois são retiradas com outro processo denominado filtração.





Filtração
Processo que também permite a separação de um sólido de um líquido fazendo-o passar por um filtro, onde as partículas sólidas (resíduo) ficam no papel e o líquido passa pelos poros  e entra no outro recipiente. É necessário ter um funil.






Centrifugação
Este processo também permite separar,através da rotação a grande velocidade da mistura na centrifugadora, as partículas sólidas de pequenas dimensões que se encontram no líquido.

  




Decantação com funil/ampola de decantação
Permite a separação de dois líquidos imiscíveis. coloca-se a mistura no funil e deixa-se repousar para o líquido com mais densidade ficar em cima e o de menor densidade ficar em baixo. Separa-se os líquidos abrindo e fechando a torneira do funil de decantação.


Separação de misturas homogéneas

Ebulição do solvente
Técnica de separação que permite a recuperação de um sólido dissolvido num líquido.

Aquece-se a solução de forma a que ocorra a ebulição do solvente. Para obter os cristais do sólido é mais fácil  que a cristalização.



Destilação simples
Técnica de separação que consiste na ebulição de uma mistura do estado líquido, seguida da condensação dos vapores.
Para a destilação ser bem feita é necessário que os pontos de ebulição dos líquidos sejam diferentes. 





Destilação fracionada
Processo utilizado na separação de dois ou mais líquidos com pontos de ebulição muito próximos. Os valores do líquido que tem menor ponto de ebulição chegam ao topo da coluna mais rapidamente - primeiro liquido a destilar. Os outros líquidos destilam por ordem crescente dos seus pontos de ebulição.
Exemplo: separação dos componentes do petróleo.










Cristalização
Processo utilizado para recuperar os cristais de um dado sólido dissolvido num determinado líquido. Realiza-se por evaporação lenta do solvente. À medida que este se evapora, os cristais vão-se separando da mistura. Quanto mais demorada for a cristalização, maiores e mais fortes vão ser os cristais. 




Cromatografia
Técnica utilizada quando existem amostras de mistura e as substâncias têm diferentes capacidades de se fixar num sólido. Coloca-se uma mistura sobre o papel e mergulha-se no solvente, verificando que as substâncias da mistura são arrastadas para diferentes zonas do papel de filtro - obtém-se o cromatograma.

Sem comentários:

Enviar um comentário