Modelo Atómico de Dalton (1803)
Segundo John Dalton, os átomos eram partículas pequenas indivisíveis e indestrutíveis de forma esférica e tirou a seguinte conclusão:
Os átomos que pertencem a elementos químicos diferentes, apresentam massas diferentes, assim como propriedades químicas diferentes.
Modelo Atómico de Dalton
Modelo Atómico de Thomson (1807)
Em 1897, Thomson descobriu partículas negativas muito mais pequenas que os átomos, os eletrões, provando assim que os átomos não eram indivisíveis.
Formulou, então, a teoria de que os átomos seriam uma esfera com carga eléctrica positiva onde estariam dispersos os eletrões suficientes para que a carga total do átomo fosse nula.
Formulou, então, a teoria de que os átomos seriam uma esfera com carga eléctrica positiva onde estariam dispersos os eletrões suficientes para que a carga total do átomo fosse nula.
Modelo Atómico de Thomson
Modelo Atómico de Rutherford (1908)
Mais tarde, Rutherford sugeriu que a maior parte do átomo estivesse vazia e que a carga positiva se encontrava concentrada no núcleo e os eletrões giravam à sua volta.
Rutherford veio a descobrir também a existência dos protões, as partículas que continham a carga positiva encontradas no núcleo do átomo.
Modelo Atómico de Rutherford
Modelo Atómico de Bohr
Bohr aperfeiçoou a teoria de Rutherford:
- os eletrões giram em torno do núcleo em órbitas com energias diferentes
- As órbitas interiores apresentam energia mais baixa e à medida que se encontram mais afastadas do núcleo o valor da sua energia é maior.
- Quando um eletrão recebe energia suficiente passa a ocupar uma órbita mais externa.
Modelo Atómico de Bohr
Modelo da nuvem eletrónica (modelo atual)
No núcleo (centro) do átomo estão os protões e os neutrões, enquanto que os eletrões giram em seu redor. Na figura em baixo está representada a nuvem electrónica de um átomo. Esta nuvem representa a probabilidade de encontrar os eletrões num determinado local do espaço.
Os eletrões de um átomo ocupam determinados níveis de energia (o número de eletrões em cada nível de energia é expresso pela distribuição electrónica).
Bem... espero que tenham percebido os modelos atómicos e como a estrutura dos átomos nem sempre foi conhecida como é hoje!